Viajando pela Rota: mais de 800 alunos participaram de evento final

Data: 13 de novembro de 2019
Crédito: Douglas Schaeffer
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação RTE

Viajando pela Rota: mais de 800 alunos participaram de evento final

 

A Rota das Terras Encantadas trabalha desde de 2018 com o Programa “Viajando pela Rota”, com o objetivo de levar o turismo para dentro das salas de aula.
Na primeira edição participaram estudantes de 12 municípios, já em 2019 o programa cresceu. A segunda edição contou com mais de 880 estudantes do 4º ano, de 53 escolas de 15 municípios, como Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff.
Ao longo do ano os estudantes visitaram os principais pontos turísticos de seus municípios e trabalharam em sala de aula a temática do turismo. Os alunos participaram de um concurso de desenhos, onde os vencedores foram revelados durante o evento de encerramento do programa.

Dia de conhecer os vencedores!

A etapa final do Viajando pela Rota foi realizada na terça (12) em Sede Aurora no município de Quinze de Novembro.
Logo pela manhã foi realizada votação da comissão julgadora que avaliou a criatividade, originalidade e impacto visual dos 45 desenhos participantes, divididos nas categorias turismo Urbano, Rural e Cultural. O resultado final leva em consideração a nota dos jurados somada ao percentual da nota da votação realizada na internet.
Após a escolha ocorreu o cerimonial, que contou com a presença do Presidente do COMAJA-Rota das Terras Encantadas e Prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral, Prefeito e Vice Prefeito anfitriões, Gustavo Peukert Stolte e Paulo Prante, além do Secretário Executivo do COMAJA, João Ernesto Schemmer, a Turismóloga e Diretora de Turismo Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes, Senhoritas Turismo da Rota das Terras Encantadas e demais autoridades regionais.
Realizado o protocolo foi o momento da entrega do troféu de participação aos municípios e enfim a hora de conhecer os vencedores do concurso. Foram premiados com uma bicicleta os ganhadores de cada categoria, são eles: na categoria Turismo Urbano – Nicolas Haunss Kolling de Selbach, na categoria Turismo Cultural –Mhaysa Dornelles Sipp de Tio Hugo e na categoria Turismo Rural –Laura Tischer de Tapera.
Para a Turismóloga Carolina Lopes, o programa Viajando Pela Rota visa mostrar as nossas crianças a importância da história, cultura e os costumes dos nossos municípios, instigando em nossos pequenos o amor por seu município e a importância de mantermos sempre vivas as nossas raízes.
Após as premiações foi oferecido um almoço aos estudantes, professores e autoridades, que também puderam conhecer o camping Aurora, onde diversos brinquedos infláveis foram disponibilizados.
Para fechar o programa os 45 alunos que participaram da etapa final do concurso vão participar de um roteiro que integra a Rota das Terras Encantadas. A viagem está marcada para o dia 14 de dezembro e o destino é o Caminho das Topiarias, Flores e Aromas em Victor Graeff.

O Programa Viajando Pela Rota é uma iniciativa do COMAJA, através do Departamento de Turismo Rota das Terras Encantadas, com o apoio dos municípios participantes.


Fotos do evento no link: https://www.facebook.com/pg/rotadasterrasencantadas/photos/?tab=album&album_id=1723329174466289