Realizada a gravação do vídeo de divulgação da Rota do Jacuí Mirim

Data: 11 de dezembro de 2019
Crédito: Douglas Schaeffer
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação RTE

Realizada a gravação do vídeo de divulgação da Rota do Jacuí Mirim

 

 

A Rota das Terras Encantadas realizou na quinta, dia 05 de dezembro, a gravação do vídeo de divulgação da Rota do Jacuí Mirim, que integra os municípios de Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul. Turistas dos municípios de Marques de Souza e Sério visitaram a rota e participaram das filmagens.

Quem visita a “Rota do Jacuí Mirim”, parte do pórtico de Saldanha Marinho para o Moinho Thiesen, que é movido a água e preservado desde o ano de 1927. Nele ainda são fabricadas as farinhas, com as quais se prepara algumas delícias para o café colonial que é servido aos turistas.

No retorno é realizado um city tour passando por diversos pontos que ajudam a contar a história de Saldanha Marinho, com paradas na Casa das Artesãs e no Orquidário Nova Era.

O roteiro segue para Santa Bárbara do Sul, onde na localidade de Fazenda Itaíba, é servido o almoço no Galpão da Alegria, momento de resgatar a cultura e a história gaúcha através da gastronomia e exposição de fotos e objetos antigos, ao som da música tradicionalista.

Seguindo a antiga rota dos tropeiros, os visitantes chegam à cidade de Santa Bárbara do Sul, onde visitam o Monumento à Padroeira.

O passeio segue até a localidade de Álvaro Nunes Pereira, onde está localizado o principal atrativo turístico do município: a Ponte da Estrada de Ferro sobre o arroio Dois Irmãos. Deste local, os visitantes seguem em uma trilha ecológica, costeando o rio até as cachoeiras dentro do Parque Afumsaba.

A próxima parada é na Capela São João Batista, para acompanhar as histórias e lendas que envolvem o Santo Missioneiro. No retorno a cidade, é feita uma parada na Casa do Artesanato com degustação de chás aromatizados. Finalizando o roteiro na Cervejaria Santa Bárbara, oportunidade para degustar as cervejas produzidas pela família, acompanhadas de deliciosos petiscos.

O roteiro foi lançado ainda em maio deste ano, a Diretora do Rota das Terras Encantadas, a Turismóloga Carolina Lopes, salienta que Rota do Jacuí Mirim vem para somar aos atrativos turísticos da nossa região, pois possuí grandes potenciais que chamam a atenção dos visitantes. “Quem participa da rota percebe as curiosidades, gastronomia, histórias e belezas que estão presentes na nossa região, além de toda a hospitalidade do nosso povo. A Rota do Jacuí Mirim soma e muito com os atrativos que os dois municípios já possuem, como as caminhadas e a canoagem”, destaca Carolina.

Uma das visitantes do roteiro durante as filmagens foi Carla Ferri, Secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município de Sério.

 “Fiquei grata e feliz com a oportunidade de participar desse novo projeto que tem muito potencial para atrair ainda mais visitantes as cidades de Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul. Temos que divulgar ainda mais as belezas do nosso interior, da vida do campo da nossa gente” explica Carla.