Espetáculo “A Paixão de Cristo” será transmitido via Facebook na Sexta-Feira Santa

Data: 9 de abril de 2020
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação COMAJA

Espetáculo “A Paixão de Cristo” será transmitido via Facebook na Sexta-Feira Santa

 

Grupo Teatral Máschara adaptou a programação de Páscoa devido à quarentena

Fotos e texto: Bárbara Lazzari/ Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Cultura e Turismo Cruz Alta

O espetáculo itinerante “A Paixão de Cristo” desde 2017 conquista o público por onde passa. Tradicionalmente executado a céu aberto pelas ruas de Cruz Alta, a edição deste ano será realizada pelo Grupo Teatral Máschara em uma live transmitida pelo facebook, devido às medidas preventivas contra o Coronavírus que vêm sendo tomadas em todo o Brasil. A programação inicia às 17 horas desta sexta-feira e pode ser acessada no perfil da rede social do ator Cléber Lorenzoni.

As restrições de contato entre pessoas têm afetado muitos setores da sociedade e na área da cultura não foi diferente. Com o avanço do Coronavírus no Brasil os espetáculos, shows e eventos que reuniam espectadores foram cancelados, mas isso não foi motivo para a arte parar. Muitos artistas encontraram na internet uma alternativa para manter suas atividades no período de quarentena. O ator e diretor do Grupo Máschara Cléber Lorenzoni conta como essa ferramenta é importante para a subsistência da cultura e dos próprios artistas: “Queremos continuar levando a Paixão de Cristo à nossa comunidade, mas também sabemos que devemos respeitar o isolamento social. Sendo assim, optamos por reviver o espetáculo em uma transmissão online, onde o público vai poder saciar a saudade dessa obra de arte, manter a segurança, se prevenindo do contágio do Coronavírus e também colaborar com o Grupo Máschara, que assim como os demais artistas, foram obrigados a interromper suas atividades”.

Junto com a live do espetáculo, no facebook também se inicia uma campanha de arrecadação de fundos para o grupo. Somente na “Paixão de Cristo” a companhia conta com cerca de 100 colaboradores que se envolvem com a produção da peça e devido ao isolamento social, o ritmo de trabalho que nos outros anos chegava a 18 horas diárias, divididas entre corte, costura e bordado do figurino, construção de cenário e ensaios, teve de ser cancelado, afetando diretamente na renda dos atores. A companhia que há quase 30 anos forma atores, leva cultura para diversas cidades do Estado, está com suas atividades paralisadas e agora depende de doações para se manter.

A Secretaria de Cultura e Turismo, através da Coordenadora de Cultura Laura Durigon Ajala, manifesta apoio ao grupo. “Nos anos anteriores estivemos lado a lado com o Grupo Máschara na organização do espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ e também fomentando a arte e a cultura em outras datas importantes. Com o avanço da pandemia, fomos condicionados a buscar outros caminhos. A internet é uma ferramenta essencial neste momento e o nosso incentivo é que nossa comunidade colabore não apenas divulgando o trabalho incrível que a companhia realiza, mas principalmente aderindo a campanha de arrecadação criada. É hora de ser solidário enquanto não podemos retornar ao ritmo de trabalho dos anos anteriores”.

As doações podem depositadas na conta poupança da Caixa Econômica Federal número 71251-7, agência 0467, operação 013, em nome de Cléber Lorenzoni.