CULTURA, TRADIÇÃO E MAGIA

Data: 18 de julho de 2021

CULTURA, TRADIÇÃO E MAGIA

No dia 07 de julho, a Rota das Terras Encantadas completou 24 anos de valorização da cultura e tradição regional. Por meio do turismo rural, a Rota, que engloba 18 municípios, busca proporcionar o contato direto com a natureza, história, agricultura e costumes mais genuínos de cada localidade das cidades que abrange.
Seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a transmissão da COVID-19, a data foi celebrada em um evento, transmitido via internet, diretamente do Centro Turístico Crestani, no interior de Tapera. Com apresentação de Tais Rizzotto, o evento apresentou as belezas naturais, culturais, a história e gastronomia da localidade e região, contando com a participação especial de Fernando e Banda.
Estiveram prestigiando essa celebração a Presidente do COMAJA (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto do Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí) e Prefeita de Fortaleza Dos Valos, Márcia Rossatto Fredi, o Prefeito de Tapera Volmar Helmut Kuhn, a Turismóloga e Diretora do Departamento de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes e as Soberanas da Rota das Terras Encantadas Milena Martins, Bruna Eduarda Eckstein e Jéssili Ongarato Dos Santos.
Fomentar o turismo no interior e em cidades que costumeiramente não são conhecidas como pontos turísticos pode ser um desafio, como contou a Turismóloga e Diretora do Departamento de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes. “É um desafio trabalhar com turismo nessa região e desenvolvermos o potencial turístico em locais que, muitas vezes, não são vistos como tais. Mas nós sabemos que cada localidade possui atrativos únicos, desde belezas naturais até gastronomia típica, que são os principais diferenciais da Rota”. Atualmente, a Rota das Terras Encantadas possui 8 roteiros turísticos, sendo 2 desses em parceria com a Rota dos Sonhos e aprovados pela CVC.
Muito além de incentivar o turismo rural, a Rota das Terras Encantadas busca prestigiar as origens dos povos da região, como declarou Volmar Helmut Kuhn, Prefeito de Tapera. “Fazer parte dessa Rota é uma forma de resgatarmos e preservarmos tudo aquilo que nossos antepassados trouxeram e que faz parte da nossa cultura, da nossa história, por isso não pode se perder no tempo”. Ainda, segundo o Prefeito, foi uma grande honra
Tapera ter sido escolhida para comemorar essa data “É uma felicidade para nós sediarmos essa comemoração porque a Rota é muito importante para nosso município e região, por isso deixo o convite para visitarem este e todos os locais turísticos que fazem parte da Rota para conhecerem nossa história e cultura”, finalizou Volmar.
Para Márcia Rossatto Fredi, Presidente do COMAJA e Prefeita de Fortaleza Dos Valos, a Rota das Terras Encantadas possui grande importância para o fortalecimento da cultura e da economia da região. Ainda, Márcia foi a responsável por apresentar o selo comemorativo alusivo aos 25 anos do consórcio. Além da presidente do COMAJA, estiveram nesse ato de descerramento as demais autoridades citadas anteriormente.
Esse evento em comemoração ao aniversário de 24 anos da Rota das Terras Encantadas foi dirigido por Daniel de Souza, Diretor de Marketing da Rota, e teve produção geral de Luciano Baumgardt, Diretor da Baumgardt Comunicação e Eventos. Para rever todo o conteúdo apresentado, basta acessar o canal da Rota das Terras Encantadas no YouTube.