Rota do Jacuí Mirim

Rota do Jacuí Mirim

Conhecer as histórias e os costumes do interior gaúcho são algumas das finalidades da Rota do Jacuí Mirim, um roteiro que integra os municípios de Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul. O passeio inicia no pórtico de Saldanha Marinho, que recepciona os turistas com a identidade da terra conhecida como “Oasis do Amor e Civismo”.

Em seguida, os visitantes seguem para a localidade de São Roque, conhecer o Moinho Thiesen. A família que preserva em funcionamento desde 1927 até os dias de hoje um dos únicos moinhos movidos a água. Nele são fabricadas as farinhas, com as quais se prepara algumas delícias para o café colonial que é servido aos turistas.

No retorno à cidade, um city tour passando por diversos pontos ajudam a contar a história do município. Antes de seguir para o município vizinho, uma parada para conferir os trabalhos do artesanato local na Casa das Artesãs e a exposição de diversas espécies de orquídeas no Orquidário Nova Era.

O roteiro segue para a localidade de Fazenda Itaíba, onde é servido o almoço no Galpão da Alegria, propriedade do Sr. Helmo Khaln. Momento de resgatar a cultura gaúcha e da história da localidade, através da gastronomia, exposição de fotos, objetos antigos e música tradicionalista.

Em Santa Bárbara do Sul, os visitantes conhecem a Ponte Estrada de Ferro, na localidade de Álvaro Nunes Pereira. A ponte em formato de arco compõe o contexto histórico da região. Deste local, os visitantes seguem em uma trilha ecológica, costeando o rio até as cachoeiras dentro do Parque Afumsaba.

A próxima parada é na Igreja São João Batista, para acompanhar as histórias e lendas que envolvem o Santo Missioneiro. Na cidade, uma parada para conhecer a Casa do Artesão. Finalizando o roteiro, os visitantes visitam a Cervejaria Santa Bárbara, oportunidade para degustar as cervejas produzidas pela família, acompanhadas de deliciosos petiscos.

 

Agendamentos: (55) 99674-3941